19 de janeiro de 2013

›› Minas Gerais já registra mais de 6.500 casos de dengue


Mais de 6.500 casos de dengue foram notificados em Minas Gerais apenas nos 17 primeiros dias do ano. O número, superior a todo o mês de janeiro de 2012, quando foram registrados 5.803 ocorrências, deixa o Estado em alerta. Apenas 30 municípios concentram 75% do total de notificações.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, fez um apelo às autoridades municipais pedindo prioridade no assunto. Segundo ele, a troca de prefeitos foi um dos fatores que mais contribuíram para o aumento das notificações.

“Nessa transição, houve o desmonte de muitas equipes de saúde. Além disso, contratos de coleta de lixo se encerraram, fazendo com que os resíduos se acumulassem pelas ruas de algumas cidades”, disse.

Em Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, por exemplo, o lixo não foi recolhido por quase dois meses, deixando a população à mercê do Aedes aegypti.

Diante do cenário desfavorável, o governo pedirá aos órgãos estaduais que possuem caminhões para disponibilizar os veículos aos municípios onde a situação é mais crítica. A ajuda da Secretaria de Estado de Saúde também inclui contratação de 200 profissionais da área médica e aumento do número de equipamentos.

“Já foram autorizados R$ 26 milhões para ações de combate à dengue em 2013. Se houver necessidade, o governador Anastasia informou que não há restrição de recursos”, disse Antônio Jorge.

O início da circulação do vírus da dengue tipo 4 no Estado e o verão quente e chuvoso foram outros elementos que podem ter favorecido o aumento do número de casos.

“Não temos evidência que esse novo sorotipo aumenta a gravidade da doença. Mas, como não há memória imunológica, a população se torna mais vulnerável”, explica.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br

Mural de Recados