8 de janeiro de 2013

›› Dica de Saúde: o esôfago sofrem com a azia


A azia faz com que a pessoa sinta “queimar” a região da boca do estômago, depois de se alimentar. Azia é a mesma coisa que queimação. Presta só atenção: quando você come, o alimento passa pelo esôfago, descendo até o estômago.
A parte inferior do esôfago, que se liga ao estômago, tem um esfíncter – que é um tipo de válvula que impede que a comida que já passou para o estômago volte para o esôfago.
Durante a digestão da comida, o estômago secreta diversos ácidos. Esses ácidos são muito fortes. Eles dissolvem a comida antes dela seguir pelo intestino. Como o estômago é preparado pra esse ácido, nós não sofremos com ele.

Só que às vezes, a válvula se afrouxa, deixando um pouco desse ácido subir pelo esôfago. 
E como o esôfago não é preparado pra suportar esse ácido sentimos essa queimação.
Alguns alimentos realmente causam azia com mais frequência. São eles: café, chocolate, chá mate, chá preto, refrigerantes, pimentas, comidas gordurosas - principalmente frituras, bebida alcoólica, doces em excesso.

Comer e deitar em seguida também pode causar azia. O ideal é esperar no mínimo duas horas depois de comer para ir para a cama.
O cigarro também é um dos vilões. Fumar causa azia!
O uso frequente de anti-inflamatórios, também pode causar azia, já que eles  relaxam e reduzem a pressão do esfíncter – a válvula do esôfago.

Fonte: http://noticias.r7.com/e-ai-doutor

Mural de Recados