8 de janeiro de 2013

›› Dica de Saúde: crianças ativas e saudáveis


Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em duas mil e quinhentas escolas mostrou que alunos do ensino médio são cerca de 20% mais ativos do que os estudantes do ensino fundamental. Ou seja, as crianças estão brincando menos!
Isso acontece porque hoje em dia elas têm mais tecnologia à disposição, mas o custo disso é alto. Como elas passam mais tempo na frente do computador, do videogame e da TV, as crianças acabam não se exercitando.
Para combater os males do sedentarismo, a atividade física deve ser estimulada desde cedo.
A partir dos 6 anos, as crianças já podem começar a praticar esportes variados, com algumas adaptações.
Aí vão as dicas do Doutor. Até os 2 anos deve-se estimular a brincar. O momento é de se divertir, deixar a criança livre para conhecer o mundo.
Dos 2 até os 5 anos, a criança dever ser incentivada a fazer atividades físicas  que desenvolvam a coordenação motora básica, como pular, correr,  nadar ou chutar bola.
Dos 6 aos 10 anos, a criança deve experimentar atividades variadas. Ela já tem capacidade motora e cognitiva para entender as regras. Mas mesmo assim, os jogos devem ser adaptados: a bola deve ser mais leve e o campo menor.
A partir dos dez ela já pode a praticar a atividade esportiva competitiva.
Atenção pais! Não obriguem a criança a fazer uma atividade que ela não goste. Em vez de incentivá-la, ela pode perder o gosto pelo esporte. Converse com seu filho e sugira outras opções, certamente haverá alguma que ela goste e faça com alegria.

Fonte: http://noticias.r7.com/e-ai-doutor

Mural de Recados