19 de junho de 2012

›› Testosterona


A testosterona é um hormônio esteróide predominantemente masculino, porém também importante para a saúde da mulher.

No sexo masculino ele é produzido nos testículos, e no sexo feminino ele é produzido nos ovários. O organismo de um adulto do sexo masculino produz muito mais testosterona que o organismo do sexo feminino; por isso, a testosterona tem um papel determinante na diferenciação dos sexos.

A síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzida pela hipófise.

Na mulher grávida, quando o feto for do sexo masculino, a testosterona auxilia este feto a desenvolver seus órgãos sexuais e características masculinas secundárias no início do desenvolvimento no útero.

No homem, a testosterona faz com que os testículos cresçam. Este hormônio deve estar presente também com o folículo estimulante antes que a espermatogênese se complete. Além de ser responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas, a testosterona é importante para a função sexual normal.

Esse hormônio, em quantidades mais elevadas, pode causar agressividade e estimular a libido. Ele afeta também as funções neurológicas e comportamentais como o interesse sexual e a intensidade das emoções.

Com o passar do tempo, a produção de testosterona diminui. Existem algumas evidências da relação entre a queda dos níveis hormonais e o surgimento de depressão. Essas informações são derivadas de dois tipos de estudos: observação do comportamento dos homens com níveis baixos de testosterona; e do tratamento dos sintomas depressivos com reposição hormonal complementar.

Talvez alguns homens deprimidos com baixos níveis de testosterona só se recuperem depois de os níveis de hormônios masculinos sejam normalizados. Porém, mais estudos ainda são necessários para se que isso seja confirmado. Enquanto isso, os psiquiatras devem trabalhar conjuntamente com os endocrinologistas quando existirem casos de depressão associados a baixos níveis de testosterona.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados