8 de junho de 2012

›› Hipotireoidismo


A tireóide é uma pequena glândula endócrina que se localiza na região anterior do pescoço. Essa glândula possui um importante papel no controle do metabolismo. A tireóide produz hormônios T3 triiodotironina e T4 tiroxina, responsáveis pelas reações que garantem os processos bioquímicos e de geração de energia do organismo.

O hipotireoidismo ocorre quando a tireóide produz esses hormônios abaixo dos níveis considerados normais. Quando há quantidade insuficiente do hormônio circulando na corrente sangüínea, o organismo trabalha mais devagar, ocasionando problemas de saúde.

A doença é mais comum em mulheres com mais de 50 anos. Caso a paciente apresente o problema antes desse período, pode ocorrer irregularidade menstrual (incluindo a cessação da menstruação), infertilidade e aparecimento de leite nas mamas fora do período de gestação.

Diagnóstico

O diagnóstico do hipotireoidismo é feito através dos exames de sangue T3, T4 e TSH, que medem o nível hormonal que o corpo está produzindo.

Em pacientes com cirurgia prévia, pode também ser realizada a ultra-sonografia da tireóide. Deve também ser analisado se há problemas com a quantidade de lipídios no sangue do paciente — condição que está fortemente associada ao hipotireoidismo.

Sintomas do Hipotireoidismo

Falta de apetite
Depressão
Fraqueza muscular
Cansaço físico
Raciocínio lento
Queda de cabelos
Unhas secas e quebradiças
Intolerância ao frio
Sonolência
Diminuição do ritmo cardíaco
Prisão de ventre

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados