15 de junho de 2012

›› CAMINHOS DO VALE: MOVIMENTO POPULAR LUTA POR ASFALTO NO VALE DO JEQUITINHONHA


Em campanha pela internet um grupo de internautas foi provocado por lideranças do movimento juvenil de Pedra Azul, em abri passado. Eles propuseram criar um movimento pelo asfaltamento das estradas intermunicipais que travam o desenvolvimento da região. Chamaram o movimento de Caminhos do Vale. 

Foi criada uma página no facebook. Várias pessoas foram aderindo, pouco a pouco. Clique aqui e acesse. Em pouco mais de um mês, mais de 5 mil pessoas debatem diariamente a situação da estradas que formam os Caminhos do Vale.


Hoje, sexta-feira, 01 de junho, o grupo registrou uma Petição Pública, abaixo-assinado que será entregue ao Governo de Minas Gerais, reivindicando o asfaltamento de vários trechos.
Conheça a petição Clicando Aqui


Ao
Governo de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
DER – MG Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais

O Vale do Jequitinhonha é uma região rica em minerais, cultura popular e belezas naturais. O povo do Jequitinhonha é uma gente sábia e guerreira, que já confiou seus sonhos a muitos representantes políticos e os viram transformados apenas em votos. Votos que não se reverteram em compromisso com uma nova realidade de desenvolvimento social, educação, acesso e igualdade.

Com tanto potencial e riqueza, ainda é descrito mundialmente como o Vale da Miséria e segue carente das mudanças de que precisa para assumir sua vocação humana e de região singular. Este é, também, o caso das estradas MG que unem as cidades do Vale.

Exausto do descaso das classes dominantes e sedento de um desenvolvimento sócio-econômico, o povo do Vale do Jequitinhonha, aqui representado pelos signatários desta petição, o convida a conhecer e participar desta luta, que resultará em mais respeito e dignidade a esse povo.
Afinal, a luta é de todos aqueles que desejam um Brasil menos desigual.

Solicitamos-lhe: assine a nossa petição!

Grupo Caminhos do Vale

Relacionamos abaixo as estradas de chão batido ou “carreros” que os “mineiros” dos Gerais, em pleno século XXI, precisam enfrentar todos os dias, em busca das suas aspirações mais diversas:

No Alto Jequitinhonha:

MG 214 – Senador Modestino Gonçalves-Itamarandiba-Capelinha; MG 211 Setubinha-Capelinha; MG 217 Água Boa-Malacacheta; Minas Novas-Jenipapo de Minas; Minas Novas-Leme do Prado; Chapada do Norte-Leme do Prado; Santo Hipólito-Monjolos-Diamantina.

No Médio Jequitinhonha:

Araçuaí-Novo Cruzeiro; Virgem da Lapa-Lelivéldia-Ijicatu (José Gonçalves de Minas); Berilo-Lelivéldia-Grão Mogol; Berilo-José Gonçalves de Minas; Rubelita-Comercinho; Itinga-Comercinho; Itaobim-Estiva; Coronel Murta-Virgem da Lapa; Barrocão (Grão Mogol)-Adão Colares (Botumirim).

No Baixo Jequitinhonha:

MG 105 – Jequitinhonha-Pedra Azul; MG 406 – Almenara-Pedra Azul; Pedra Azul-Mata Verde; Águas Vermelhas-Cachoeira do Pajeú, Taiobeiras-Fruta de Leite; Mirandópolis -Curral de Dentro; MG 406 – Rubim – Rio do Prado; Mata Verde – Divisópolis ; Jordânia – Salto da Divisa ; Bandeira – Macarani-BA; Palmópolis – Jucuruçu – BA; Águas Vermelhas – Berizal; Rubim – Santo Antônio do Jacinto

OS SIGNATÁRIOS: Pelo Grupo Caminhos do Vale:

Alto Jequitinhonha

http://observatoriosocialdojequitinhonha.net/
http://jornalacidadecapelinha.blogspot.com.br/
http://www.capelinha.net/
www.blogdojequi.blogspot.com.br/
www.itacity.com.br
www.passadicovirtual.blogspot.com.br/

Médio Jequitinhonha

http://blogdobanu.blogspot.com.br/
www.kiauservicos.com.br/
www.virgemdalapa.blogspot.com/
www.timnoticias.blogspot.com/
www.ivocaxu.blogspot.com/
http://espacolivre-jopinto.blogspot.com.br/
www.vievendo.com.br
www.jovenscomunicadores.ning.com
www.blog.onhas.com

Baixo Jequitinhonha

www.diariodojequi.com.br
www.madeinrubim.wordpress.com
www.radardovale.blogspot.com/
www.juliomares.blog.br
www.folhasantamariense.blogspot.com
http://falawill.wordpress.com
www.pedraazul-mg.blogspot.com.br
http://www.folhadosvales.com.br
www.wellingtonflagg.blogspot.com
http://saberja.blogspot.com.br/
www.jovenscomunicadores.ning.com/

Página no facebook:
https://www.facebook.com/groups/caminhosdovale/doc/324827370926971/

Fonte: Blog do Banu

Mural de Recados