7 de junho de 2012

›› Calvície


Calvície é uma forma de alopecia - queda dos cabelos sem reposição – que se torna gradual e progressiva se não for tratada imediatamente.

A principal causa é a genética hereditária - quando os pais ou avós, principalmente o homem, são calvos. O hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo é o principal fator para gerar a queda de cabelos. O sebo — que contém o hormônio masculino — acumulado no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona má nutrição da raiz do cabelo.

Alopecia Aerata

Outra causa da calvície é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata. São áreas pequenas e arredondadas totalmente sem cabelo. Normalmente a queda se restringe somente a essas áreas, não havendo perda completa.

A causa da alopecia areata ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como: doenças de tireóide, hereditariedade, exposição a produtos químicos, casos de fundo emocional, período da menopausa, dieta pobre em nutrientes e problemas como a dermatite seborréica.

A alopecia pode ser congênita (presente desde o nascimento do indivíduo) ou adquirida. A alopecia adquirida apresenta duas formas principais:

Cicatricial: há inflamação e perda de folículos pilosos. Pode ser causada por doenças de pele, infecções fúngicas (micoses), infecções bacterianas e queimaduras.
Não-cicatricial: os cabelos estão ausentes, mas os folículos pilosos estão preservados, o que explica a natureza reversível deste tipo de alopecia. As doenças da pele são as causas mais comuns da alopecia não-cicatricial e incluem: eflúvio telogênico, alopecia androgenética e alopecia areata.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados