16 de maio de 2012

›› Na era dos pontos corridos, Roth tem 10º melhor aproveitamento entre treinadores.


Técnico gaúcho tem como maior feito na carreira a Libertadores de 2010 pelo Inter

O Campeonato Brasileiro por pontos corridos colocou em prática a regularidade de equipes e treinadores em um torneio que legitima o aproveitamento a cada rodada. Disputado nesses moldes desde 2003, a competição consagrou técnicos como Muricy Ramalho (tetracampeão) e Vanderlei Luxemburgo, que levantou a taça em duas oportunidades no período. De acordo com levantamento do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o novo comandante do Cruzeiro, Celso Roth, ocupa o 10º lugar na lista dos mais regulares no Nacional. 

No elenco celeste, Roth reencontrará ex-comandados como o meia Souza e o zagueiro Léo, que foram vice-campeões com ele no Grêmio. Conhecido por realizar bons trabalhos com grupos medianos, fato condizente com a situação azul, de acordo com o ex-treinador do clube, Vágner Mancini, o treinador gaúcho terá até dezembro de 2012 para convencer a diretoria que pode permanecer por mais tempo no cargo. Roth é esperado em Belo Horizonte nesta quarta para a assinatura do contrato. 

Primeira vez em Minas

A primeira boa campanha de Roth na era dos pontos corridos foi justamente no arquirrival celeste: o Atlético. Em 2003, o técnico gaúcho coordenou o Galo numa campanha eficaz no Nacional. O Alvinegro esteve presente entre os primeiros colocados durante toda a competição, mas o trabalho do treinador foi ofuscado pela excelente campanha do time estrelado, que foi o campeão daquele ano. Ele saiu antes do fim do Brasileirão, porém, o Alvinegro não conseguiu nem a vaga na Libertadores. 

Período no Cerrado

Na temporada 2004, o técnico repetiu a campanha de destaque do ano anterior e saiu do Goiás com o time na 6ª posição. Na ocasião, o Esmeraldino teve o terceiro melhor ataque sob a batuta de Roth, com 81 gols marcados no campeonato, refutando a fama de ‘retranqueiro’ adquirida pelo treinador. O aproveitamento do técnico em Goiânia foi de 52%. 

Rivais cariocas

Durante a temporada 2005, o técnico alternou o comando de Flamengo e Botafogo, mas as campanhas foram modestas. Pelos dois times cariocas, o saldo de Roth foi negativo, com mais derrotas do que vitórias no currículo. Na Gávea, Roth conquistou 33% dos pontos e pelo Botafogo o índice foi de 46%.

Depois de ficar um ano afastado do futebol, Roth teve a chance de treinar o Vasco em 2007. O treinador teve aproveitamento mediano nos sete meses em que passou pelo time da Colina. Ele foi demitido em outubro, quando o Cruzmaltino estava no 12º lugar. 

Leia mais: : http://www.mg.superesportes.com.br

Mural de Recados