15 de maio de 2012

›› Igreja investiga padres por supostos caso de pedofilia


A Congregação para a Doutrina da Fé investiga sete sacerdotes da congregação Legionários de Cristo por supostos abusos sexuais a menores, disse à agência Efe o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O porta-voz declarou que não entende o revôo midiático surgido com esta investigação, uma vez que os Legionários de Cristo informaram os casos à Congregação para a Doutrina da Fé no curso deste ano e o organismo está realizando seu trabalho há muito tempo. 

Os Legionários de Cristo foram fundados no México em 1941 por Marcial Maciel, quando tinha apenas 20 anos, e experimentou um enorme desenvolvimento durante o pontificado de João Paulo 2º. 

No entanto, as acusações de abusos sexuais a seminaristas por parte de Maciel e de sua vida dupla - chegou a ter vários filhos - obrigou a intervenção do Vaticano. 

O delegado pontifício para os Legionários de Cristo, Velasio de Paolis, criou uma comissão para ajudar às vítimas de abusos sexuais por parte de Maciel e para fazer uma 'limpeza' na congregação. 

Bento 16 castigou Maciel (1920-2008) por seus "gravíssimos e imorais" comportamentos e pela vida que levou "sem escrúpulos e sem verdadeiro sentimento religioso". 

Os Legionários de Cristo contam hoje com 900 sacerdotes e três mil seminaristas e estão estabelecidos em 18 países, além de terem 70 mil membros do Regnum Christi.

Fonte: Diário de Cuiabá

Mural de Recados