2 de maio de 2012

›› HISTÓRIA JACINTO - MG


› Jacinto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 16º08'40" sul e a uma longitude 40º17'36" oeste, estando a uma altitude de 180 metros. Está localizado na zona geográfica do Médio Baixo Jequitinhonha, situado a 830 km da capital Belo Horizonte. Sua população estimada em 2007 era de 12.422 habitantes.
Possui uma área de 1395,3 km².
Tem como tradição as suas festas juninas no mês de junho, com as tradicionais quadrilhas e barraquinhas na casa paroquial, além de suas folias de reis. A alta temporada turística em Jacinto se concentra nos meses de junho-julho e dezembro-janeiro.
Segundo a tradição, em 1900 morreu nas margens de um córrego um homem chamado Jacinto. Por isso que o córrego passou a se chamar córrego do Jacinto, que mais tarde deu o nome a cidade.
Em 1912, um homem chamado José Lúcio, de passagem por essa região, comprou uma faixa de terras que se estendia do "córrego das Farinhas" até três quilômetros do local que se tem hoje a cidade. Em 1919, o Sr. Antônio Lúcio contruiu a primeira casa e, nos anos seguintes, já começou a formar um pequeno povoado, que mais tarde ficaria conhecido como "Barra do Jacinto". O povoado dia-a-dia ia progredindo e aumentando. No dia 13 de fevereiro de 1930 morre o Sr. Antônio Lúcio, mesmo ano em que quase toda população do povoado foi dizimada por uma epidemia de varíola.
No dia 8 de dezembro de 1938, o povoado foi elevado à categoria de de vila. Daí surgem muitos nomes pelos quais fizeram história nesta cidade, como professor Estevão Araújo, José Pedreira Cavalcante, entre outros, que junto com o povo ajudou Jacinto a progredir cada vez mais.
Em 16 de dezembro de 1948, o município de Jacinto foi elevado categoria de comarca, pela Lei Estadual nº 336/48.

Como chegar na cidade de Jacinto
Localização: Vale do Jequitinhonha/Mucuri
Jacinto encontra-se nos limites das cidades de Jordânia, Bandeira, Almenara, Rubim, Santo Antônio do Jacinto, Santa Maria do Salto e Salto da Divisa.
Acesso pela rodovia:
BR-367, BR-381, BR-116, BR-367
Distância da capital mineira: 781 km da Capital.
De carro gasta aproximadamente 10 horas de viagem.
De ônibus gasta aproximadamente 14 horas de viagem
Fonte: http://pt.wikipedia.org

Mural de Recados